sexta-feira, 13 de março de 2015

Breve Catecismo da Igreja Católica Ortodoxa - Regra Provisória de Oração - 09/09


Esta é uma regra de oração provisória, até que o leitor possa combinar com seu padre ou mentor espiritual uma regra mais adequada às suas necessidades particulares.

Preparação

Encontre um espaço reservado em sua casa, sem circulação de pessoas se possível, para colocar alguns ícones. Será o seu “Cantinho dos Ícones”, preparado com capricho e simplicidade para ser seu local de orações.

Reserve cerca de 20 minutos para as orações da manhã e da noite.

Além desses momentos de oração, sempre ore com brevidade antes de iniciar e ao completar atividades. Sempre ore com brevidade antes e depois das refeições. Agradeça as bênçãos que receber ao longo do dia. Implore forças diante das dificuldades. Em tudo peça que o Senhor conduza sua mente, coração e vida utilizando a Oração do Coração: “Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus Vivo, tem piedade de mim um pecador”, ou sua forma breve: “Senhor, tem piedade”.

Local: Cantinho dos Ícones

Horários: Pouco depois de despertar ou antes de dormir conforme o caso;

Com reverência, acenda uma vela. Tenha atenção para não deixar papéis nem nada que pegue fogo por perto dela;

Se tiver incenso, também acenda. O incenso típico do culto cristão é o de pedrinhas de  resina aromática e não o de bastãozinho. Você poderá encontra-lo em lojas católicas romanas. Nunca compre artigos religiosos em lojas esotéricas ou dedicadas a religiões pagãs.

Quando vir o sinal , isso significa que você deve fazer o sinal da cruz naquele momento.
Faça três prostraçõe;Se não puder se abaixar por questões de saúde ou dores, fazer uma reverência inclinando a cabeça.

Permaneça de pé em silêncio por alguns segundos pacificando o coração;



Regra de Oração

Orações Iniciais

Em Nome do Pai, Filho e Espírito Santo, amém!
Glória a Ti Senhor, Glória a Ti!
Se for o período entre a Páscoa e a Ascenção (40 dias após a Páscoa)
Cristo ressuscitou dos mortos, a morte com a morte Ele pisou; e aos que estavam nos túmulos Cristo deu a vida.

Se for o período da Ascenção até a Sexta-Feira antes do Pentecostes (8 dias após a Ascenção)
Tu ascendeste em glória, Ó Cristo, nosso Deus, rejubilando Teus discípulos pela promessa do Espírito Santo. Através da benção eles tiveram certeza que és o Filho de Deus, o redentor do mundo.

No Sábado véspera do Pentecostes, pulamos direto para o Triságuion,

Todas as outras épocas do ano: Oração do Espírito Santo
Rei Celestial, Consolador, Espírito da Verdade, presente em toda parte e ocupando todo lugar, tesouro de bênçãos e doador da Vida, vinde e habita em nós, purifica nossos corpos e nossas almas e salva-nos, ó Tu que és bom! Amém!

Triságuion (Três Vezes Santo)

Santo Deus, Santo Forte, Santo Imortal, tem piedade de nós! (3x)
Glória ao Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pela era das eras, amém!
Santíssima Trindade, tem piedade de nós. Senhor, perdoa nossos pecados, perdoa nossas transgressões. Santo, visita e cura nossas infirmidades , para glória do Teu Nome.
Senhor, tem piedade (3x)
Glória ao Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre e pela era das eras, amém!



Pai Nosso

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Teu Nome;
venha a nós o Teu reino,
seja feita a Tua vontade,
assim na terra como no céu.

O pão nosso de cada dia nos dás hoje;
perdoa as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido
e, não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do mal.
Porque Teu é o Poder, o Reino e a Glória, Ó Pai, Filho e Espírito Santo, amém!

Alegra-te Maria

Alegra-te Maria, cheia de graça, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres, bendito é o fruto de teu ventre, Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo que tem piedade de nós e salva-nos. Amém!

É Digno e Justo

É digno e justo, em verdade, glorificar-te, ó Santíssima Teotókos, sempre bem-aventurada e imaculada Mãe de nosso Deus. Mais venerável que os querubins e icomparavelmente mais gloriosa que os serafins, que imaculadamente deste à luz o Verbo de Deus, logo és, verdadeiramente Mãe de Deus, e nós, por isso, te glorificamos!



Orações da manhã:

Oração pelos Vivos

Senhor, tem piedades dos líderes da Igreja, de nosso país, estado e cidade, dos pais e mães espirituais, de nossos pais, parentes e amigos, daqueles que amamos e daqueles que odiamos, dos que nos amam e dos que nos odeiam, dos idosos e dos jovens, dos órfãos e viúvas, dos que se encontram  na doença ou na tristeza, dos que estão cativos ou encarcerados, dos que não têm comida, teto, família ou amigos, dos que são perseguidos, caluniados ou injustiçados, e também  de (coloque os nomes de pessoas vivas pelas quais você gostaria de interceder), garanta-lhes com rapidez Senhor, alívio, libertação dos sofrimentos e liberdade do espírito.

Oração pelos Adormecidos

Lembra-Te Senhor dos Teus servos que adormeceram: nossos ancestrais, nossos avós, parentes, familiares, amigos, inimigos e também de (coloque os nomes de pessoas falecidas pelas quais você gostaria de interceder). Perdoa-lhes todo pecado cometido com ou sem entendimento, consciente ou inconscientemente, concede-lhes Teu Reino, uma parte de Tua eterna benção e o deleite de Tua vida Eterna.

Oração por Você (Oração da Manhã dos Monges de Optina)

Concede-me neste dia, Ó Senhor, que com paz de mente e de espírito eu encare tudo que este novo dia está por trazer. Concede-me que eu me dedique completamente à Tua Santa Vontade. Ensina-me e ajuda-me em todas as coisas e em todas as horas deste dia. Qualquer evento que ocorra durante o dia, ensina-me a aceitar com tranquilidade, na firme convicção de que todas as circunstâncias servem à Tua Santa Vontade. Governa meus pensamentos e sentimentos em tudo que eu fizer e disser. Quando imprevistos ocorrerem, que eu me lembre que tudo vem de Ti. Ensina-me a comportar-me com sinceridade, bondade e racionalmente com todos os membros da minha família, amigos, colegas e estranhos, e que eu não leve confusão ou tristeza para ninguém. Concede-me Senhor, forças para suportar as fadigas do dia e para perseverar em tudo que me cabe nos eventos ocorridos. Guia, Senhor, a minha vontade, e ensina-me hoje a ter discernimento, esperança e fé, a sofrer e a crer, a me arrepender e a perdoar, a orar e a amar. Amém!



Orações da Noite

Pequena Glorificação

Glória a Deus, que nos mostrou a Luz! Glória a Deus nas alturas, e paz na terra, boa-vontade aos homens!
Nós Te louvamos, Te bendizemos, Te adoramos! Nós Te glorificamos e Te agradecemos por Tua imensa Glória!
Ó Senhor Deus, Rei Celestial, Deus Pai Todo-Poderoso! Ó Senhor, Filho Unigênito, Jesus Cristo e Espírito Santo!
Ó Senhor, Cordeiro de Deus, Filho do Pai, Que tiras os pecados do mundo, tem piedade de nós! Tu Que tiras os pecados do mundo, recebe nossas orações! Tu, Que sentas a direita do Pai, tem piedade de nós!
Pois só Tu és santo, só Tu és o Senhor. Só Tu, Ó Senhor Jesus Cristo és o Altíssimo na Glória de Deus-Pai, Amém!
Eu te agradecerei todos os dias e louvarei o Teu nome para sempre e sempre!
Senhor, Tu tens sido nosso refúgio de geração a geração! Eu disse: “Senhor, tem piedade de mim, cura minha alma, pois eu pequei contra Ti!”
Senhor, eu corro para Ti, ensina-me a realizar a Tua vontade, pois Tu és o meu Deus. Pois Tu és a fonte da Vida, e na Tua Luz veremos a Luz. Derrama Tua bondade naqueles que Te conhecem.
Concede, Ó Senhor, que preservemos o dia sem pecar.
Bendito és, Ó Senhor, Deus de nossos pais, e louvado e glorificado é o Teu Nome para sempre, amém!
Concede Tua misericórdia sobre nós, Ó Senhor, pois nossa esperança está em Ti.
Bendito és, Ó Senhor, ensina-me Tuas leis;
Bendito és, Ó Mestre, faz-me entender Teus mandamentos;
Bendito és, Ó Santo, ilumina-me com Teus ensinamentos;
Tua misericórdia dura para sempre, Ó Senhor! Não desprezes o trabalho de Tuas mãos!
A Ti pertence a adoração, a Ti pertence o louvor, a ti pertence a glória: ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pela era das eras, amém!

Símbolo da Fé

(O Pai)

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.

(O Filho)

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Luz de luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai.  Por Ele todas as coisas foram criadas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: e encarnou-se pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.  Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, cheio de glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim.

(O Espírito Santo)

Creio no Espírito Santo, Senhor vivificante, e que procede do Pai; e que com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: foi Ele que falou pelos profetas.

(A Igreja)

Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados.

(A Vida Futura)

Espero a ressurreição dos mortos; e a vida no mundo que há de vir.

Amém.

Oração antes do Sono

Ó Senhor Meu Deus, perdoa os pecados que hoje cometi, em pensamentos, palavras, ações e omissões, com ou sem entendimento, consciente ou inconscientemente. Concede-me um sono tranquilo e restaurador. Envia-me Teu santo anjo para me proteger; Tu mesmo és o nosso protetor. Guarda-me contra todo o mal e que eu possa acordar e glorificá-lO, Ó Pai, Filho e Espírito Santo, agora e sempre, e pela era das eras, amém.



Salmos

Salmo da manhã ou da noite, conforme o caso (ver seção de Salmos)

Salmo 51

Tem piedade de mim, Senhor, segundo a Tua bondade. E conforme a imensidade de Tua misericórdia, apaga a minha iniqüidade.
Lava-me totalmente de minha falta, e purifica-me de meu pecado.
Eu reconheço a minha iniqüidade, diante de mim está sempre o meu pecado.
Só contra ti pequei, o que é mau fiz diante de ti. Teu julgamento assim se manifesta justo, e reta a tua sentença.
Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado.
Não obstante, amas a sinceridade de coração. Infunde-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim.
Asperge-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lava-me e me tornarei mais branco do que a neve.
Faz-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que trituraste.
Dos meus pecados desvia os olhos, e apaga minhas culpas todas.
Ó meu Deus, cria em mim um coração puro, e renova-me o espírito de firmeza.
De Tua face não me rejeites, e nem me prives de Teu santo Espírito.
Restitua-me a alegria da salvação, e sustenta-me com uma vontade generosa.
Então aos maus ensinarei teus caminhos, e voltarão a ti os pecadores.
Deus, ó Deus, meu salvador, livra-me da pena desse sangue derramado, e a minha língua exaltará a Tua misericórdia.
Senhor, abre meus lábios, a fim de que minha boca anuncie Teus louvores.
Tu não desejas sacrifícios rituais; e se eu Te ofertasse um sacrifício, não o aceitarias.
Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito; um coração arrependido e humilhado, ó Deus, Tu não desprezas.
Senhor, pela Tua bondade, tratai Sião com benevolência, reconstrói os muros de Jerusalém.
Então aceitarás os sacrifícios prescritos, as oferendas e os holocaustos; e sobre Teu altar sacrifícios serão oferecidas.
Confesse seus pecados para Deus (não dispensa da confissão com o padre! O sacramento da confissão é o “batismo” do nosso arrependimento). Diálogo pessoal com Deus

Orações Finais

Oração do Coração

Senhor, tem piedade (40x)

Oração de Fechamento

Confirma Ó Deus, a Santa Fé Cristã Ortodoxa pela era das eras, amém!
Santíssima Teotókos, salva-nos!
Mais venerável que os querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os serafins, que imaculadamente deste à luz o Verbo de Deus, nós, por isso, te glorificamos!
Glória a Ti, Ó Cristo nosso Deus e nossa esperança, glória a Ti!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre e pela era das eras, amém!
Senhor, tem piedade (3x)
Pelas orações de nossos santos pais, Ó Senhor Jesus Cristo nosso Deus, tem piedade de nós e salva-nos! Amém.

Estejamos orando por nós mesmos ou pelos outros, a oração deve vir do coração. Os problemas dos outros devem se tornar nossos problemas. Você tem que se preparar para a oração. Leia um pouco do Evangelho ou do Gerentikon e então ore. Leva algum tempo para levarmos nossa mente para o espaço divino. O estudo é um presente que Deus nos dá para nos guiar para uma espiritualidade mais profunda. Com o estudo, a alma é confortada.
São Paisios do Monte Athos




Salmos para a Regra de Oração

Salmos da Manhã

Segunda-Feira

Salmo 03

Senhor, como são numerosos os meus perseguidores! É uma turba que se dirige contra mim.
Uma multidão inteira grita a meu respeito: Não, não há mais salvação para ele em seu Deus!
Mas Tu és, Senhor, para mim um escudo; Tu és minha glória, Tu me levantais a cabeça.
Apenas elevei a voz para o Senhor, ele me responde de sua montanha santa.
Eu, que me tinha deitado e adormecido, levanto-me, porque o Senhor me sustenta.
Nada temo diante desta multidão de povo, que de todos os lados se dirige contra mim.
Levantai-Te, Senhor! Salvai-me, ó meu Deus! Fere no rosto todos os que me perseguem, quebre os dentes dos pecadores.
Sim, Senhor, a salvação vem de Ti. Desça a Tua bênção sobre Teu povo

Terça-Feira

Salmo 38

Senhor, em Tua cólera não me repreendas, em Teu furor não me castigues,
porque as Tuas flechas me atingiram, e desceu sobre mim a Tua mão.
Tua cólera nada poupou em minha carne, por causa de meu pecado nada há de intacto nos meus ossos.
Porque minhas culpas se elevaram acima de minha cabeça, como pesado fardo me oprimem em demasia.
São fétidas e purulentas as chagas que a minha loucura me causou.
Estou abatido, extremamente recurvado, todo o dia ando cheio de tristeza.
Inteiramente inflamados os meus rins; não há parte sã em minha carne.
Ao extremo enfraquecido e alquebrado, agitado o coração, lanço gritos lancinantes.
Senhor, diante de Ti estão todos os meus desejos, e meu gemido não Te é oculto.
Palpita-me o coração, abandonam-me as forças, e me falta a própria luz dos olhos.
Amigos e companheiros fogem de minha chaga, e meus parentes permanecem longe.
Os que odeiam a minha vida, armam-me ciladas; os que me procuram perder, ameaçam-me de morte; não cessam de planejar traições.
Eu, porém, sou como um surdo: não ouço; sou como um mudo que não abre os lábios.
Fiz-me como um homem que não ouve, e que não tem na boca réplicas a dar.
Porque é em Ti, Senhor, que eu espero; Tu me atenderas, Senhor, ó meu Deus.
Eis meu desejo: Não se alegrem com minha perda; não se ensoberbeçam contra mim, quando meu pé resvala;
pois estou prestes a cair, e minha dor é permanente.
Sim, minha culpa eu a confesso, meu pecado me atormenta.
Entretanto, são vigorosos e fortes os meus inimigos, e muitos os que me odeiam sem razão.
Retribuem-me o mal pelo bem, hostilizam-me porque quero fazer o bem.
Não me abandones, Senhor. Ó meu Deus, não fiques longe de mim.
Depressa, vem em meu auxílio, Senhor, minha salvação!

Quarta-Feira

Salmo 63

Ó Deus, Tu és o meu Deus, com ardor Te procuro. Minha alma está sedenta de Ti, e minha carne por Ti anela como a terra árida e sequiosa, sem água.
Quero Te contemplar no santuário, para ver Teu poder e Tua glória.
Porque Tua graça me é mais preciosa do que a vida, meus lábios entoarão Teus louvores.
Assim Te bendirei em toda a minha vida, com minhas mãos erguidas Teu nome adorarei.
Minha alma saciada como de fino manjar, com exultante alegria meus lábios Te louvarão.
Quando, no leito, me vem Tua lembrança, passo a noite toda pensando em Ti.
Porque Tu és o meu apoio, exulto de alegria, à sombra de Tuas asas.
Minha alma está unida a Ti, sustenta-me a Tua destra.
Quanto aos que me procuram perder, cairão nas profundezas dos abismos,
serão passados a fio de espada, e se tornarão pasto dos chacais.
O rei, porém, se alegrará em Deus. Será glorificado todo o que jurar pelo seu nome, enquanto aos mendazes lhes será tapada a boca.

Quinta-Feira

Salmo 88

Senhor, meu Deus, de dia clamo a Ti, e de noite Te dirijo o meu lamento.
Chegue até Ti a minha prece, inclinai Teus ouvidos à minha súplica.
Minha alma está saturada de males, e próxima da região dos mortos a minha vida.
Já sou contado entre os que descem à tumba, tal qual um homem inválido e sem forças.
Meu leito se encontra entre os cadáveres, como o dos mortos que jazem no sepulcro, dos quais Tu já não Te lembras, e não Te causam mais cuidados.
Tu me lançaste em profunda fossa, nas trevas de um abismo.
Sobre mim pesa a Tua indignação, Tu me oprimes com o peso das Tuas ondas.
Afastastes de mim os meus amigos, objeto de horror me tornastes para eles; estou aprisionado sem poder sair,
meus olhos se consomem de aflição. Todos os dias eu clamo a Ti, Senhor; estendo para Ti as minhas mãos.
Será que farás milagres pelos mortos? Ressurgirão eles para Te louvar?
Acaso Tua bondade é exaltada no sepulcro, ou Tua fidelidade na região dos mortos?
Serão nas trevas manifestadas as Tuas maravilhas, e Tua bondade na terra do esquecimento?
Eu, porém, Senhor, Te rogo, desde a aurora a Ti se eleva a minha prece.
Por que, Senhor, repeles a minha alma? Por que me ocultais a Tua face?
Sou miserável e desde jovem agonizo, o peso de Teus castigos me abateu.
Sobre mim tombaram Tuas iras, Teus temores me aniquilaram.
Circundam-me como vagas que se renovam sempre, e todas, juntas, me assaltam.
Afastastes de mim amigo e companheiro; só as trevas me fazem companhia.

Sexta-Feira

Salmo 103

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o Seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e jamais te esqueças de todos os Seus benefícios.
É Ele Que perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades.
É Ele Que salva tua vida da morte, e te coroa de bondade e de misericórdia.
É Ele Que cumula de benefícios a tua vida, e renova a tua juventude como a da águia.
O Senhor faz justiça, dá o direito aos oprimidos.
Revelou Seus caminhos a Moisés, e Suas obras aos filhos de Israel.
O Senhor é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência.
Ele não está sempre a repreender, nem eterno é o Seu ressentimento.
Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos castiga em proporção de nossas faltas,
porque o tanto que os céus distam da terra é o quanto Sua misericórdia é grande para os que O temem;
o tanto que o oriente dista do ocidente, é o quanto Ele afasta de nós nossos pecados.
Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que O temem,
porque Ele sabe de que é que somos feitos, e não Se esquece de que somos pó.
Os dias do homem são semelhantes à erva, ele floresce como a flor dos campos.
Apenas sopra o vento, já não existe, e nem se conhece mais o seu lugar.
É eterna, porém, a misericórdia do Senhor para com os que O temem. E Sua justiça se estende aos filhos de seus filhos,
sobre os que guardam a sua aliança, e, lembrando, cumprem seus mandamentos.
Nos céus estabeleceu o Senhor o Seu trono, e o Seu império se estende sobre o universo.
Bendizei ao Senhor todos os Seus anjos, valentes heróis que cumpris Suas ordens, sempre dóceis à sua palavra.
Bendizei ao Senhor todos os Seus exércitos, ministros que executais Sua vontade.
Bendizei ao Senhor todas as Suas obras, em todos os lugares onde Sle domina. Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

Sábado

Salmo 143

Senhor, ouve a minha oração; pela Tua fidelidade, escuta a minha súplica, atende-me em nome de Tua justiça.
Não entres em juízo com o Teu servo, porque ninguém que viva é justo diante de Ti.
O inimigo trama contra a minha vida, ele me prostrou por terra; relegou-me para as trevas com os mortos.
Desfalece-me o espírito dentro de mim, gela-me no peito o coração.
Lembro-me dos dias de outrora, penso em tudo aquilo que fizeste, reflito nas obras de Tuas mãos.
Estendo para Ti os braços; minha alma, como terra árida, tem sede de Ti.
Apressa-Te em me atender, Senhor, pois estou a ponto de desfalecer. Não me ocultes a Tua face, para que não me torne como os que descem à sepultura.
Faz-me sentir, logo, Tua bondade, porque ponho em Ti a minha confiança. Mostra-me o caminho que devo seguir, porque é para Ti que se eleva a minha alma.
Livra-me, Senhor, de meus inimigos, porque é em Ti que ponho a minha esperança.
Ensina-me a fazer Tua vontade, pois és o meu Deus. Que Teu Espírito de bondade me conduza pelo caminho reto.
Por amor de Teu nome, Senhor, conserva-me a vida; em nome de Tua clemência, livra minha alma de suas angústias.
Pela Tua bondade, destrói meus inimigos e extermina todos os que me oprimem, pois sou Teu servo.

Domingo

Todos os seis salmos



Salmos da Noite

Intercale, usando cada um em um dia

Salmo 103

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o Seu santo nome.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e jamais te esqueças de todos os Seus benefícios.
É Ele Que perdoa as tuas faltas, e sara as tuas enfermidades.
É Ele Que salva tua vida da morte, e te coroa de bondade e de misericórdia.
É Ele Que cumula de benefícios a tua vida, e renova a tua juventude como a da águia.
O Senhor faz justiça, dá o direito aos oprimidos.
Revelou Seus caminhos a Moisés, e Suas obras aos filhos de Israel.
O Senhor é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência.
Ele não está sempre a repreender, nem eterno é o Seu ressentimento.
Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos castiga em proporção de nossas faltas,
porque o tanto que os céus distam da terra é o quanto Sua misericórdia é grande para os que O temem;
o tanto que o oriente dista do ocidente, é o quanto Ele afasta de nós nossos pecados.
Como um pai tem piedade de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que O temem,
porque Ele sabe de que é que somos feitos, e não Se esquece de que somos pó.
Os dias do homem são semelhantes à erva, ele floresce como a flor dos campos.
Apenas sopra o vento, já não existe, e nem se conhece mais o seu lugar.
É eterna, porém, a misericórdia do Senhor para com os que O temem. E Sua justiça se estende aos filhos de seus filhos,
sobre os que guardam a sua aliança, e, lembrando, cumprem seus mandamentos.
Nos céus estabeleceu o Senhor o Seu trono, e o Seu império se estende sobre o universo.
Bendizei ao Senhor todos os Seus anjos, valentes heróis que cumpris Suas ordens, sempre dóceis à sua palavra.
Bendizei ao Senhor todos os Seus exércitos, ministros que executais Sua vontade.
Bendizei ao Senhor todas as Suas obras, em todos os lugares onde Sle domina. Bendize, ó minha alma, ao Senhor.

Salmo 141

Salmo de Davi. Senhor, eu Te chamo, vem logo em meu socorro; escuta a minha voz quando Te invoco.
Que minha oração suba até Ti como a fumaça do incenso, que minhas mãos estendidas para Ti sejam como a oferenda da tarde.
Põe, Senhor, uma guarda em minha boca, uma sentinela à porta de meus lábios.
Não deixes meu coração inclinar-se ao mal, para impiamente cometer alguma ação criminosa. Não permitas que eu tome parte nas festas dos homens que praticam o mal.
Se o justo me bate é um favor, se me repreende é como perfume em minha fronte. Minha cabeça não o rejeitará; porém, sob seus golpes, apenas rezarei.
Seus chefes foram precipitados pelas encostas do rochedo, e ouviram quão brandas eram as minhas palavras.
Como a terra fendida e sulcada pelo arado, assim seus ossos se dispersam à beira da região dos mortos.
Pois é para Ti, Senhor, que se voltam os meus olhos; eu me refugio junto de Ti, não me deixes perecer.
Guarda-me do laço que me armaram, e das ciladas dos que praticam o mal.
Caiam os ímpios, de uma vez, nas próprias malhas; quanto a mim, que eu escape são e salvo.

Padre grego ensina em escola secreta durante domínio turco

Breve Catecismo da Igreja Católica Ortodoxa - Questões de Comportamento e Ética - 08/09


Aborto e Eutanásia

A Igreja Católica Ortodoxa posiciona-se firmemente na defesa da vida, tendo sido responsável pela conquista da dignidade para idosos, mulheres e crianças, protegendo-as dos excessos pagãos anteriores.

Moralidade Sexual

A moralidade sexual é um capítulo da formação da família, onde encontra seu ambiente natural. Seja pelo ponto de vista religioso ou pelo mais estritamente materialista, o sexo é o ato de criar novos seres humanos; em segundo lugar, é sobre um ato que torna a carne dos amantes uma só, um ato de ligação de pessoas e apenas em terceiro lugar um ato de prazer físico. Todo prazer ou mesmo ligação afetiva que surjam ou se intensifiquem através dele não constituem o essencial do sexo, mas servem apenas como estimuladores. Isso não significa também que o sexo entre o esposo e a esposa deva ser “mecânico” evitando-se gostar do prazer ou sendo tratado como se gostar do prazer na relação fosse um crime ou pecado. Desde que não se faça nada com o fim estrito de evitar a vida, desde que não se agrida nem o corpo nem a dignidade humana do companheiro ou companheira, o prazer do sexo entre o casal é perfeitamente normal e desejável.

Tendo dito isso, já compreendemos que a moralidade sexual cristã considera como única forma correta, bela e moral de sexo a que ocorre entre duas pessoas suficientemente maduras e sãs física e psicologicamente, de sexo oposto, abertas a geração de vida, comprometidas através do amor de um pelo outro e de ambos pelos futuros filhos e casadas. Todas as outras formas, nas quais um desses elementos esteja ausente, não passam de desvios mais ou menos mórbidos.

Embora o tema homossexualidade esteja na moda, o principal mal sexual que tem corrompido nossa sociedade é a chamada “monogamia serial”, que consiste basicamente em ter mais de um parceiro ou parceira ao longo da vida, embora sendo fiel enquanto se está com ele. Dos pecados sexuais, este é o único que se tornou universalmente aceito como norma, até mesmo por sua semelhança com o casamento, e as justificativas para os demais pecados sexuais, do adultério até a pedofilia, se encontram implícitos nas justificativas da monogamia serial.

Quanto aos irmãos e irmãs que sofrem com a paixão do homossexualismo, temos que ter em mente primeiro nossas próprias paixões, nas quais recaímos com frequência tal como eles. Se mantivermos nossas próprias quedas em mente, entenderemos como é difícil a luta desses irmãos, ao mesmo tempo em que não seremos falsos amigos incentivando-os a ter “orgulho” disso ou fazendo-os pensar que o pecado particular deles, assim como os nossos, são o que eles “são”, ao invés de uma paixão. Nem eles, nem nós somos nossas paixões; o pecado nunca é a nossa identidade. Os seres humanos têm paixões e não precisam e não devem se deixar definir como personalidades maduras por tendências psicológicas, quaisquer que sejam.

O demônio sempre quer que nós achemos que somos o que temos de pior para que a gente desista de Deus. Mas nós não somos nossas inclinações e pecados. Somos a luta que lutamos, somos o fim para o qual nos direcionamos. E tanto para homossexuais, como para irritados, gulosos, preguiçosos, avarentos, adúlteros, “pegadores”, amantes do dinheiro e do luxo, não são essas inclinações perversas que definem o que somos, mas nosso arrependimento e nosso caminho para Deus.

Papel da Mulher e do Homem

A Igreja defende a obediência da mulher para com o homem, mas isso não significa de modo nenhum subserviência ou deixar-se fazer vítima de violência. A mulher é a amada e não uma empregada para o marido e seus amigos, nem uma acompanhante de luxo para atender os caprichos sexuais do homem a tempo e hora e ainda acompanha-lo na “sociedade” para fazer uma imagem bonita, e muito menos saco de areia para apanhar para relaxamento de um doente. A mulher é, antes de ser mulher, um ser humano que tem uma vocação própria dada por Deus, uma história de vida própria definida por Deus e uma realização própria definida por Deus. O marido que busca transformar sua esposa em sua serva e até de seus amigos, pálida sombra de si mesmo, ofuscando-a e mantendo-a por baixo, privando-a de sua realização pessoal, não está pedindo a obediência cristã e bíblica, pois o modelo bíblico para o casamento é o modo como Deus trata a Igreja. Ele é que vai até ela para glorifica-la e ajuda-la a realizar tudo aquilo para o qual foi feita. A obediência da esposa consiste tão simplesmente nisto: deixar um marido que a ame de verdade a ajuda-la a ser o seu melhor, como todos nós devemos deixar que o Cristo faça o mesmo conosco. Já nem comentamos os monstros que agridem verbalmente ou pior, fisicamente, suas esposas. Estes já são ícones do demônio e não do Cristo.

Por isso que as pessoas que usam o texto bíblico de forma maldosa para submeter a mulher sempre omitem a parte que diz respeito ao dever dos maridos: o marido deve ser um ícone de Cristo para a sua mulher. Sacrificar-se por ela, ser um líder servidor. Se as mulheres devem ser obedientes, a obrigação do marido é nada mais, nada menos do que subir na cruz e morrer pela esposa se necessário for. Protegê-la, amá-la, lutar por seu bem-estar, levantá-la se cair, banhá-la caso se suje, cuidar dela se ficar doente, ser a força dela no momento em que estiver fraca, perdoar seus erros cometidos em palavras, pensamentos e ações, quantas vezes ela os cometa e peça perdão, encontra-la caso se perca, tal como Jesus faz com os cristãos, e com isso ajuda-la a caminhar até Cristo. É a este marido, e exclusivamente a este, que a mulher deve ser obediente no sentido que escrevemos acima. O “marido” vil, especialmente o que agride, não é marido, mas apenas um homem que abusa de um título, um adúltero no sentido amplo da palavra, pois adultera o amor e a confiança que lhe foram depositados.

Divórcio

Para a Igreja Católica Ortodoxa, o divórcio é como uma amputação. É uma escolha duríssima que não deve ser tomada por motivos frívolos. Imagine alguém que desejasse amputar a perna porque ela tem muitas estrias e celulites, ou que desejasse amputar o braço porque quebrou ou até mesmo porque perdeu o dedo. Infelizmente, muitos divórcios ocorrem por motivos igualmente superficiais. Reconhecemos, porém, que existem situações concretamente sérias. Às vezes um membro precisa ser amputado para preservar a vida da pessoa, ou porque já foi tão ferido que está além da cura. É uma decisão terrível e deve sempre ser a última escolha, para evitar algo muito pior.

A Igreja Ortodoxa de modo nenhum apoia ou sanciona o divórcio apenas porque “cansei”, ou apenas porque “é uma fase da minha vida que terminou, uma experiência que já deu o que tinha que dar”. É necessário que a continuidade do casamento gere um mal físico ou espiritual muito grave e *pior* que o divórcio, para que este seja permitido.

A decisão final sempre fica a cargo do bispo sob cuja autoridade o casal se encontra e não do casal. O divórcio é uma medida extrema e por isso é uma concessão e não um direito. Não existe “direito ao divórcio” na Igreja Ortodoxa, apenas divórcio como um mal menor diante de uma provável tragédia maior. Por isso cada caso é analisado individualmente e autoridade final sobre o assunto é o bispo.

Alguns exemplos de situações em que bispos já permitiram o divórcio:

Adultério, segundo casamento de uma das partes, um dos membros do casal abandona a fé ortodoxa, perversões, impotência pré-existente ao casamento ou auto-infligida, doenças sexuais contagiosas, desaparecimento prolongado de uma das partes, condenação criminal de uma das partes, abuso de uma das partes contra a vida ou saúde do outro, casamento por interesse financeiro, doença mental incapacitante e incurável, abandono malicioso de uma das partes, uma das partes cultiva o alcoolismo ou vício em drogas ou jogo, aborto cometido às escondidas, agressão contra a outra parte, encarceramento prolongado, abusos morais ou sexuais, irresponsabilidade ou omissão criminosas como esposo, esposa, pai ou mãe, etc.

Pacifismo

A Igreja não professa o pacifismo, ou seja, a doutrina equivocada que devemos abdicar da legítima defesa até mesmo em prejuízo da vida de nosso próximo, ou da invasão ou submissão de nosso país a forças inimigas. Com certeza a Igreja não apoia iniciativas de agressão gratuita, ou invasão de países, mas reconhece o sagrado direito de autodefesa individual e coletiva em face de criminosos e inimigos, inclusive sendo um dever dos mais fortes defenderem os mais fracos. Como no divórcio, a violência que aí é cometida não é nunca algo visto como um bem em si mesma e que se embarque frivolamente. É uma última medida e um mal menor que a outra opção. Tanto é assim que o homem que tenha derramado sangue de outro ser humano, mesmo que para defender seu país, não pode servir como diácono, padre ou bispo.

Religião, Política e Nacionalismo

A Igreja Ortodoxa existe em países monárquicos e em repúblicas, regimes autoritários e democráticos, capitalistas e socialistas, direitistas e esquerdistas, cristãos e não-cristãos, tradicionalmente ortodoxos ou herdeiros de heterodoxias cristãs, ricos e pobres, ocidentais e orientais. Na sua relação com os governos dos países onde se encontra, houve períodos e há locais onde existe íntima colaboração entre um e outro, há também onde o governo persiga a Igreja, onde lhe seja indiferente e onde ela seja apenas mais uma entre milhares de opções de fé.

Não existe um perfil social e político uniforme para a Ortodoxia, que está espalhada por todo o mundo, encontrando todo tipo de situação política e econômica.

A Igreja Católica Ortodoxa está presente no mundo todo, porém de forma católica e não globalista, isto é, os membros da Igreja também são membros das nações a que se afiliam sem que a Igreja seja uma instituição globalista pairando acima dos países e nações.

A nacionalidade é a família ampliada do indivíduo, o conjunto de pessoas com uma história, cultura, memória e por vezes até ancestralidade comum. A igreja não pode nem colocar-se acima desta dimensão humana como uma instituição que não tem nacionalidade em si, nem colocar-se abaixo se tornando um mero órgão do estado que domina aquela nação. Ela não pertence ao mundo, mas está no mundo.

De fato, ao observamos no próprio Novo Testamento, a Igreja *sempre* foi organizada institucionalmente por um misto de nacionalidades e delimitações geopolíticas. Vejam as Epístolas aos Gálatas, aos Hebreus, aos Romanos, aos Tessalonicenses, por exemplo, todas endereçadas a igrejas delimitadas organizacionalmente por etnias e regiões. E mesmo no livro do Apocalipse, o próprio Cristo se dirige a Igrejas por suas delimitações geográficas-nacionais: as igrejas de Filadélfia, Laodicéia etc.

Em nossos tempos, são 14 as grandes jurisdições da Igreja Católica Ortodoxa, tendo como Sé Primaz, Primeira Entre Iguais, a Sé de Constantinopla. Essas jurisdições têm suas delimitações fluidas, pelo menos ao longo dos séculos, já tendo mudado suas fronteiras mais de uma vez. Ainda assim, algumas pessoas, por vezes, consideram erroneamente que a Igreja é um elemento da sua cultura nacional, como o folclore, a história e os costumes. Essa crença ou atitude, chamada de filetismo, foi definida como heresia por um acordo de todos os patriarcas ortodoxos já no século 19. A Igreja não é e não deve ser usada como ferramenta de interesses nacionais, por válidos que sejam, pois ela é o Corpo de Cristo e porta de entrada para o Céu. Seria como tentar colocar um hospital a serviço da eleição de um candidato ou da manutenção de um governo. O uso político acabará por comprometer os benefícios para a saúde que o hospital deveria trazer.

Isso não significa que a Igreja se isola da sociedade ou mesmo da cultura. A Igreja pode atuar como incentivadora da cultura, como parceira do governo e da nação em atividades convergentes com os valores e ideais cristãos, ou até a despeito do Estado quando ele não quiser ou puder apoiá-la, ou contra ele quando o Estado é anti-cristão, mas nunca como serva ou senhora da nação, do estado, do governo ou de revolucionários. A Igreja é multinacional, internacional, entre nações, não acima ou abaixo de nações e governos.

No que tange às relações da religião com a política, o governo e o Estado não são da alçada da Igreja. Ainda assim, seus membros são cidadãos como todos e possuem os mesmos direitos e deveres que os demais. Assim, a filiação ou fé ortodoxa não é um impeditivo da liberdade de expressão, nem da participação nos setores públicos e tampouco da ação política e partidária conforme o caso.

A Igreja participa sim de questões públicas. Não cabe ao clero defender este ou aquele político em nome da Igreja, nem tampouco que se use o púlpito da Igreja para pequenos comícios eleitorais, mas quando a política interfere em questões espirituais então a Igreja tem o dever de se pronunciar pelo bem de seus fiéis e do que crê ser o bem da sociedade como um todo, atuando de forma pública, ética e cidadã.

De forma semelhante, seria pecado de omissão manter uma neutralidade forçada quando ONGs, governos, partidos ou políticos se excedem politizando questões espirituais ou perseguindo cristãos, de forma explícita ou disfarçada. A Igreja sempre evitará a parcialidade partidária ou privilegiar certos políticos em regimes democráticos livres e normais, mas sempre se oporá àqueles que fazem a si mesmos inimigos dos cristãos, usando seu poder político contra a Igreja e o que ela crê serem os valores que mais exaltam a vida e a dignidade humanas. Por isso mesmo, há um antagonismo irremediável entre a Igreja e o comunismo. O comunismo tem a mesma relação com a Igreja Ortodoxa que o Nazismo tem com o povo judeu. Ninguém matou mais ortodoxos no século XX do que os regimes comunistas da antiga União Soviética. Sentimos na pele o chamado “socialismo real”: estima-se que cerca de 50 milhões de cristãos ortodoxos foram mortos pelo comunismo ao longo do século XX, 15 milhões em campos de concentração, e daquele total, mais de 200 mil padres. A Igreja russa reconheceu como santos os Novo Mártires do Regime Soviético, comemorados no Domingo mais próximo que houver do dia 25 de janeiro, e a lista de nomes ainda aumenta na medida em que historiadores investigam os arquivos soviéticos.

Entre as nações nos quais a Igreja teve papel significativo na formação é natural que seja feita justiça histórica e cultural reconhecendo-se a atuação da Igreja e seu papel como raiz e tronco daquela cultura, ressaltando-se que nestes casos particulares alterar a relação da Igreja com a nação constitui nada mais nada menos que um ataque à própria nação.

Padres Casados

A Igreja Ortodoxa *não* permite o casamento de padres. Ela permite que homens casados também se tornem padre, o que é bem diferente.

Quando vemos um padre casar é sempre por exceção. Nesses casos, por misericórdia, o bispo pode permitir que o padre se case novamente. Porém, repito, isso é exceção tolerável e não regra.

O homem que é ordenado solteiro fez a escolha pelo celibato e deverá permanecer assim até o fim de sua vida. Igualmente e principalmente o homem casado que se torna padre, deve ser exemplo de marido e pai amoroso, fiel e responsável, por toda a sua vida.

Os Pobres e a Caridade

A Igreja deve trabalhar ativamente para diminuir ou mesmo eliminar as dores dos pobres. Os grupos de caridade e mesmo os hospitais são instituições que tomaram toda a sociedade através principalmente da Igreja.
A Igreja guardou também o ensinamento de que tudo isso deve ser feito com o trabalho e o dinheiro próprio.  Jesus nunca recomendou que pegássemos o dinheiro de outra pessoa para dar aos pobres, mas que cada um desse seu próprio dinheiro, sua própria comida, de livre e espontânea vontade. Quando uma pessoa, ou mesmo o governo, usa o dinheiro alheio para conceder favores, isso não é caridade.  Só fazemos caridade quando cada um de nós tira do que é seu próprio para benefício do próximo.
Se a caridade na assistência aos pobres é historicamente um dos trabalhos mais típicos da Igreja, a função típica do Estado deve ser a facilitação e simplificação dos meios de ascensão social econômica para que as pessoas possam deixar a miséria e a pobreza com independência, autonomia, para sustentarem suas famílias e sonhos com seu próprio trabalho, criatividade e empreendedorismo, donas plenas do fruto do seu trabalho justo e honesto. Embora a Igreja e o Estado possam auxiliar-se mutuamente em suas respectivas missões, nenhum deve tomar para si o papel do outro, mantendo saudável e desejável separação e independência entre “César” e “Deus”.

Proselitismo

A Igreja Católica Ortodoxa é missionária, mas não é proselitista. O anúncio da Boa Nova é feito primeiramente com o exemplo de nossa vida privada, em segundo lugar com o exemplo de nossa vida pública, seja no trabalho sem fama, no clube ou na grande mídia. Não saímos batendo de porta em porta, não nos intrometemos na vida alheia, não ficamos pressionando nossos pares, não fazemos propaganda. Quando Deus quer dar glória à Sua Igreja, Ele mesmo gera um santo e permite que todos conheçam seus milagres. Nós não fazemos nada disso. Ao mesmo tempo, temos que estar preparados para responder com fé e racionalidade a todas as perguntas que forem feitas sobre Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Igreja, defendendo-O com amor e conhecimento.

Outras Igrejas, Movimentos e Religiões


Falsas Igrejas Ortodoxas

Um grande perigo que corre o interessado em conhecer a Igreja Católica Ortodoxa no Brasil é cair nas mãos de inúmeros golpistas que fingem pertencer à Igreja. Como as sedes das jurisdições ortodoxas ficam em países distantes e com os quais o Brasil por muito tempo teve pouco ou nenhum contato, vez por outra um golpista simplesmente funda uma “Igreja Ortodoxa” dizendo ser de algum desses países e tendo a impunidade garantida pelo desconhecimento dos locais e a distância das autoridades ortodoxas, dedicando-se a enganar os desavisados.

Tenha em mente que até a impressão desta apostila, estavam presentes no Brasil tão somente as seguintes Igrejas Ortodoxas: (1) Igreja Ortodoxa Antioquena, com sede em São Paulo e sob a liderança de Sua Eminência Dom Damaskino; (2) Igreja Ortodoxa Ucraniana, com sede em Curitiba, sob a liderança de Sua Eminência Dom Jeremias; (3) Igreja Ortodoxa Polonesa, com sede no Rio de Janeiro, soba a liderança de Sua Eminência Dom Crisóstomo; (4) Igreja Ortodoxa Grega, com sede em Buenos Aires, sob a liderança de Dom Tarásio; (5) Igreja Ortodoxa Russa, com sede em Buenos Aires, sob a liderança de Sua Eminência Dom Leônidas; (6) Igreja Ortodoxa Sérvia, com missões em São Paulo e em Pernambuco sob a liderança no Brasil do Arcipreste Alexis. Qualquer igreja que se diga ortodoxa e não esteja vinculada a uma destas citadas deve ser evitada. Caso surja alguém alegando ser uma “missão” de alguma outra jurisdição da Igreja Ortodoxa, confirme primeiro com algum padre ou bispo de uma das igrejas mencionadas e não hesite em contatar as sedes das igrejas no exterior, seja pela internet, carta ou telefone. Mesmo que você não fale a língua, uma comunicação em inglês irá resolver na maioria dos casos.

Igrejas Cismáticas

Além das possíveis falsas igrejas, devemos ficar atentos a igrejas cismáticas que não são reconhecidas canonicamente por nenhuma igreja ortodoxa no mundo, como por exemplo a Igreja Russa no Exílio do Brasil, a qual recusou a reunião com o Patriarcado de Moscou enquanto toda a Igreja Russa no Exílio no mundo aceitou; Genuína Igreja Ortodoxa Grega, Igreja Ortodoxa Grega Velho-Calendarista, o grupo sob a liderança de “Dom” Atanásio em São Paulo, e os Velho-Crentes russos. Nenhum destes grupos é reconhecido pelas jurisdições ortodoxas no mundo.

Igrejas Heterodoxas

Devemos evitar também a confusão com certas igrejas heterodoxas, que se assemelham exteriormente à Igreja Ortodoxa, mas não fazem parte de sua comunhão.

Igrejas Não-Calcedonianas

Primeiramente, há as Igrejas Não-Calcedonianas, também chamadas Orientais, como a Siríaca e a Copta, que são autenticamente vinculadas as suas respectivas sés na Síria e no Egito, mas apesar de se proclamarem “ortodoxas” recusam o Concílio Ecumênico de Calcedônia e todos os posteriores, só aceitando os três primeiros concílios do 1º milênio, não tendo estando em comunhão com a Igreja Ortodoxa.

Ritos Orientais da Igreja Romana

Não podemos nos confundir também com os ritos bizantinos e orientais da Igreja Romana, como os ucranianos greco-católicos e os melquitas, de raiz no Oriente Médio, os quais também guardam inúmeras semelhanças exteriores, mas adotam a eclesiologia romana, subordinam-se ao Papa em Roma e por isso mesmo não estão em comunhão com a Igreja Ortodoxa.

Igreja Romana

Uma confusão comum também é entre a Igreja Católica Ortodoxa e a Igreja Católica Romana, que são igrejas diferentes e que não estão em comunhão. Confundir as duas já levou mais de um fiel desavisado de uma e outra a pecar contra a própria fé sem saber, pois apesar de podermos venerar os santos comuns juntos, assistir os ritos uns dos outros, e realizar trabalhos de caridade juntos, certos sacramentos como Batismo e Crisma representam uma real negação da igreja de que se participava antes e conversão para uma nova fé na igreja nova em que tal rito foi feito.

Igualmente, a Santa Comunhão de cada uma, como sacramento espiritualmente ligado ao Batismo e Crisma, é exclusiva para os que foram batizados naquela igreja em particular, constituindo uma forma de adultério espiritual comungar em uma igreja da qual não fazemos parte através do Batismo ou Crisma – e batizar-se ou crismar-se em uma igreja sempre nos desliga da anterior, de modo que não podemos voltar a comungar nela.

Sabemos também que embora a sé Romana autorize seus fiéis a comungar nas igrejas ortodoxas em caso de emergência, não existe nenhuma instrução interna na Igreja Ortodoxa que permita que heterodoxos (qualquer cristão não-ortodoxo) comunguem nela, e não sabendo disso o católico romano pode acabar constrangendo o padre ao simplesmente se colocar para comungar em um templo ortodoxo. De todo modo, nenhum católico romano tem autorização de sua própria igreja para comungar em uma igreja católica ortodoxa se houverem igrejas católicas romanas acessíveis para ele. A “exceção” tem em mente apenas católicos romanos que estejam isolados em locais onde não há nenhuma igreja romana por perto – ir a uma igreja ortodoxa simplesmente porque não gosta do padre ou do “clima” da sua paróquia romana não é lícito.

Igrejas Carismásticas , Pentecostais e Neo-Pentecostais

A Igreja Católica Ortodoxa preserva a tradição cristã desde o tempo do Pentecostes, conhecendo bem o significado de falar em línguas, o qual consiste numa oração profunda, silenciosa e incessante realizada diretamente no coração de cada fiel. De fato, a palavra grega no Novo Testamento utilizada para o termo “palavras inefáveis” (2 Cor 12:4) significa na verdade “palavras inescutáveis”, ou seja, silenciosas, porque “ditas” no coração. Falar a “língua dos anjos” nada tem a ver com barulhos exóticos, mas em um coração que ora em amor e gratidão.

Conclusão

Com isso, não estamos dizendo que Deus abandona as igrejas cristãs heterodoxas separadas da ortodoxia, sejam as igrejas orientais, romana, velhos-crentes, velho-calendaristas ou mesmo as igrejas protestantes sérias ou qualquer outro grupo. Deus ama a todos e não deixará de atender o clamor de um seu filho. Muitas graças são encontradas ali conforme vários milagres atestam. Mas o que atestam é ao poder e misericórdia de Deus, o qual nunca iria se limitar a aliviar o sofrimento apenas dos cristãos ortodoxos. Não atestam o fato de aquele grupo ser ou não o Corpo de Cristo, a Igreja, existente sem interrupção desde o Pentecostes.

De fato, já no Evangelho, vemos milagres ocorrerem fora do grupo dos Apóstolos, por pessoas que sem nem conhecer Jesus, curavam e até expulsavam demônios em Seu nome. Jesus diz para deixa-los em paz, mas nunca os trata como Apóstolos ou herdeiros destes. Com humildade, e reconhecendo os muitos e verdadeiros méritos de muitos membros de várias “igrejas” que existem, a Igreja Católica Ortodoxa considera a si mesma como sendo a continuidade do grupo de cristãos presentes naquele primeiro Pentecostes, e do qual todas as demais igrejas, desviando-se em pontos maiores ou menores da fé, vieram a se separar ao longo dos milênios.

Quanto às demais religiões, devemos separar as que são verdadeiramente religiões como o Judaísmo, o Islã, o Budismo e as seitas, cultos e golpes que existem por aí com o fim de obter dinheiro e poder. Não há nada em comum entre religiões sinceras e tais agremiações imorais. Já as religiões sérias, contam com profundas verdades *parciais* e incompletas, pois não levam em consideração que o Senhor Deus Se revelou plenamente em Jesus Cristo completando e superando qualquer outra revelação parcial anterior ou posterior. Por não reconhecerem Cristo como o Filho de Deus e seu Evangelho como a plenitude da Revelação, até as verdades parciais deixam de dar frutos ou até mesmo podem prejudicar a alma, porque são administradas sem considerar o fato glorioso da Encarnação, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

Claro que meias-verdades trazem perigo. Tais verdades parciais podem prestar-se ao trabalho dos demônios que misturando-as com  falsidades levam à perdição da alma. Recomendamos sempre ao fiel que evite o contato com tais doutrinas se não tiver interesse profissional ou acadêmico, para analisa-las com distanciamento. Tudo de bom e verdadeiro que se encontra em cada uma delas, pode ser encontrado de forma completa e segura na Igreja Ortodoxa, que é a plenitude da revelação de Deus.