sexta-feira, 13 de março de 2015

Breve Catecismo da Igreja Católica Ortodoxa - Criação e Queda - 02/09


No primeiro dia, Deus criou a luz. No segundo dia, Ele criou o firmamento e separou o céu da terra. No terceiro dia, Ele separou a terra seca do mar e ordenou que a terra produzisse frutos. No quarto dia, Ele ordenou que surgissem o sol, à lua e as estrelas. No quinto dia, Ele criou os peixes do mar e os pássaros do céu. No sexto dia, Ele criou os animais da terra e o homem. Antes de criar o mundo sensível (material), Ele criou os anjos. Assim ele criou primeiro o mundo espiritual (anjos), e o mundo sensível (todo o universo) e finalmente o homem, que é, ao mesmo tempo, espiritual e sensorial.

O Ser Humano

No início, Ele criou Adão, e de sua costela Ele criou Eva. O homem é feito de uma alma e um corpo. A alma não existe antes do corpo, nem o corpo existe antes da alma, mas o homem, na sua totalidade, foi criado ao mesmo tempo. O homem é a síntese de toda a Criação, o microcosmo dentro do macrocosmo.

O Paraíso

O Paraíso onde o homem foi colocado logo após sua criação, era sensível e inteligível.
Era sensível porque era um lugar concreto, e inteligível porque o homem tinha a Graça de Deus. Sua unidade com a Graça de Deus é demonstrada pelo fato de que ele estava nu e não percebia sua própria nudez.

A Queda



Em sua criação o homem não era perfeito, mas espiritualmente infantil. Assim, era necessário que sua liberdade fosse provada, e que, através do esforço de sua vontade, atingisse a maturidade espiritual, a perfeição. E isto deveria acontecer por meio da obediência aos mandamentos divinos.

Por esta razão Deus lhe ordenou não comer o fruto de uma árvore em particular. Os Pais da Igreja dizem que esta árvore era a Visão de Deus, que os homens não podem alcançar antes de serem provados e preparados. Mas os primeiros seres humanos criados desobedeceram à ordem de Deus e comeram o fruto da árvore proibida; quiseram alcançar a deificação sem obediência a Deus.  A sua desobediência se deu pelo conselho e incitação do demônio, que apareceu em forma de uma serpente, que anteriormente havia sido um anjo, mas, através do orgulho, tornou-se um demônio e perdeu a Graça de Deus.

Efeitos da Queda

Por terem desobedecido a Deus, Adão e Eva perderam a Graça divina. Em outras palavras, perderam a comunhão e a unidade com Deus, e, consequentemente, perderam também a comunhão entre si. O resultado deste pecado foi que a morte entrou nas suas vidas. Adão e Eva tornaram-se separados de Deus e separados também um do outro. Enquanto anteriormente eles estavam nus, passaram a usar vestes de pele, peles de animais. Os ensinamentos dos santos Pais da Igreja mostram que estas vestes de peles, significam, na verdade, decadência e mortalidade, isto é, doenças, julgamentos, aflições e, finalmente, a separação da alma do corpo.

Afastamento de Deus

Após o pecado da desobediência, Adão e Eva perderam a comunhão com Deus, e não puderam mais permanecer no Paraíso, aquele lugar abençoado e real. Este foi o início do período de exílio, conhecido como a lamentação de Adão. Os hinos cantados na Igreja Ortodoxa no "Domingo da Abstinência de Laticínios" descrevem a lamentação de Adão ao perder a vida confortável do Paraíso. Nossa vida agora é, na realidade, um exílio, e lutamos para retornar ao Paraíso uma vez mais. Nos ofícios litúrgicos fúnebres cantamos:

“Concede-me a pátria querida, e devolve-me os direitos dos cidadãos do Paraíso”.

Mas, mesmo após a saída do Paraíso Deus continuou a amar e a preocupar-se com o ser humano, e, por isso, deu-nos sua Lei, enviou-nos seus Profetas. O fato de a morte ter entrado na vida de Adão e Eva foi claramente mostrado pela primeira vez quando Caim matou seu irmão, o justo Abel. Então, pela primeira vez, Adão conheceu a calamidade da morte.

Nenhum comentário: