quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.11

As pessoas condenaram Deus à morte; com sua Ressurreição, Ele os condenou à imortalidade. Tendo sido agredido, Deus retribuiu com abraços, tendo recebido insultos, deu bençãos, em troca da morte, nos deus a imortalidade.S. Justino Popovich



Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer! Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida. 
Timóteo, guarde bem aquilo que foi entregue aos seus cuidados. Evite os falatórios que ofendem a Deus e as discussões tolas a respeito daquilo que alguns, de modo errado, chamam de “conhecimento”. Algumas pessoas, afirmando que tinham esse “conhecimento”, se desviaram do caminho da fé.
I Timóteo 6:17-21

Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos.
Em seguida Jesus fez esta comparação:— Vejam o exemplo da figueira ou de qualquer outra árvore. Quando vocês veem que as suas folhas começam a brotar, vocês já sabem que está chegando o verão. Assim também, quando virem acontecer aquelas coisas, fiquem sabendo que o Reino de Deus está para chegar. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que agora estão vivos. O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras ficarão para sempre.
Evangelho Segundo São Lucas 21:28-33


MEDITAÇÃO

Caríssimos,

no Evangelho de hoje, Jesus acabara de profetizar sobre a queda de Jerusalém, a qual ocorreu no ano 70 D.C., cerca de 40 anos após a ressurreição.  Durante o ataque dos romanos à cidade o próprio Templo foi destruído e milhares foram mortos. 

O Evangelho está em harmonia com a Epístola, nos lembrando de como as coisas são frágeis e passageiras. Os indivíduos vêem nas suas riquezas um tipo de segurança, assim como as nações vêem nas suas instituições uma forma de proteção e ambos pensam que tais coisas têm o poder de garantir um futuro e até mesmo uma identidade. Mas tudo isso é frágil e se esvai com mais rapidez do que imaginamos. Hoje temos, amanhã não. Enquanto temos bençãos, seja na forma em que forem, Deus nos chama a compartilhá-las com nossos próximos. 

De fato, toda obra do homem, e o próprio universo, terão um fim um dia. Mas a palavra de Cristo sobreviverá ao próprio fim do universo, pois Ele veio para nos salvar do fim. Ele é a ponte deste mundo caído para um mundo novo cuja recriação se inicia na Igreja e no coração de cada cristão. E também nós, em Cristo e com Cristo, sobreviveremos ao fim deste universo, pois somos seres "condenados" à imortalidade. O universo passará, mas nós não, e por isso mesmo as 7 ou 8 décadas que passamos neste mundo são apenas um prólogo da verdadeira vida sem fim que Jesus Cristo reserveu para nós. É neste mundo e neste curto espaço de tempo, que temos a oportunidade de escolhermos como iremos viver pela eternidade: amando a Jesus Cristo Nosso Deus, nosso próximo, a Verdade, o Belo, o Justo e o Bom, ou com medos, com ódios, com vícios e paixões, afastados da verdadeira vida. Usemos nosso tempo aqui com sabedoria, deixando de lado rancores, mágoas, ódios e mergulhando no grande amor de Cristo.

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós!

Nenhum comentário: