segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Leituras do Dia 2014.12.08

Cuide das viúvas que não tenham ninguém para ajudá-las.


Não repreenda um homem mais velho, mas o aconselhe como se ele fosse o seu pai.
Trate os homens mais jovens como irmãos, as mulheres idosas, como mães e as mulheres jovens, como irmãs, com toda a pureza.

Cuide das viúvas que não tenham ninguém para ajudá-las.

Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, são eles que devem primeiro aprender a cumprir os seus deveres religiosos, cuidando da sua própria família. Assim eles pagarão o que receberam dos seus pais e avós, pois Deus gosta disso.
A verdadeira viúva, aquela que não tem ninguém para cuidar dela, põe a sua esperança em Deus e ora, de dia e de noite, pedindo a ajuda dele. Porém a viúva que se entrega ao prazer está morta em vida.
Timóteo, mande que as viúvas façam o que eu aconselho para que ninguém possa culpá-las de nada. Porém aquele que não cuida dos seus parentes, especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior do que os que não creem.

Coloque na lista das viúvas somente a que tiver mais de sessenta anos e que tiver casado uma vez só. Ela deve ser conhecida como uma mulher que sempre praticou boas ações, criou bem os filhos, hospedou pessoas na sua casa, prestou serviços humildes aos que pertencem ao povo de Deus, ajudou os necessitados, enfim, fez todo tipo de coisas boas.

1a Epístola a Timóteo 5:1-10




Alguns saduceus, os quais afirmam que ninguém ressuscita, chegaram perto de Jesus e disseram:— Mestre, Moisés escreveu para nós a seguinte lei: “Se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar com a viúva, para terem filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu.” Acontece que havia sete irmãos. O mais velho casou e morreu sem deixar filhos. Então o segundo casou com a viúva, e depois, o terceiro. E assim a mesma coisa aconteceu com os sete irmãos, isto é, todos morreram sem deixar filhos. Depois a mulher também morreu. Portanto, no dia da ressurreição, de qual dos sete a mulher vai ser esposa? Pois todos eles casaram com ela! Jesus respondeu:— Nesta vida os homens e as mulheres casam. Mas as pessoas que merecem alcançar a ressurreição e a vida futura não vão casar lá, pois serão como os anjos e não poderão morrer. Serão filhos de Deus porque ressuscitaram. E Moisés mostra claramente que os mortos serão ressuscitados. Quando fala do espinheiro que estava em fogo, ele escreve que o Senhor é “o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” Isso mostra que Deus é Deus dos vivos e não dos mortos, pois para ele todos estão vivos. Aí alguns mestres da Lei disseram:— Boa resposta, Mestre! E não tinham coragem de lhe fazer mais perguntas.
Em seguida Jesus perguntou a eles:— Como se pode dizer que o Messias é descendente de Davi? Pois o próprio Davi diz assim no livro de Salmos:
“O Senhor Deus disse ao meu Senhor:
‘Sente-se do meu lado direito,
até que eu ponha os seus inimigos
como estrado debaixo dos seus pés.’ ”
Se Davi chama o Messias de Senhor, como é que o Messias pode ser descendente de Davi?

Evangelho de São Lucas 20:27-44




MEDITAÇÃO

Caríssimos,

na Epístola de hoje encontramos as instruções de Paulo sobre como Timóteo, ordenado líder de sua comunidade, deveria tratar as pessoas.Primeiramente, Paulo ensina que a liderança de Timóteo não é uma licença para destratar as pessoas, nem para não reconhecer outros tipos de autoridade que existem na comunidade. Se por um lado Timóteo é o líder, a autoridade dos anciãos e anciãs deve ser respeitada, e mesmo os mais jovens devem ser respeitados como irmãos. O Espírito Santo não abole de forma nenhuma os papéis de hierarquia, mas humaniza-os. 

Em segundo lugar temos um ensinamento difícil para nosso tempo. Embora tenha acabado de aconselhar o respeito e o bom trato com todos nas relações pessoais, no que tange à prática da caridade formal, isto é, o que hoje chamaríamos de "assistência social", Paulo aconselha que se ajude sim as viúvas, mas nem todas. Como sabemos, mulheres tendem a viver mais que homens e uma senhora sozinha que tenha atingido a idade em que não mais pode cuidar de si, se não tiver filhos e netos que a acompanhem, pode passar por grandes sofrimentos. 

Paulo especifica que o trabalho de assistência da Igreja era exclusivamente para as viúvas que não tinham quem cuidasse delas. Se tinham família e filhos, é dever deles cuidar de seus pais. Outra viúva que devia ser excluída da assistência era aquela que não fazia bom uso da caridade que recebia. A que revertia o dinheiro e alimento recebidos para "festar", desperdiçava recursos limitados e preciosos. Paulo também exclui as viúvas com menos de 60 anos, pois é razoável supor que ainda tinham forças para cuidar de si. Exclui também as viúvas que tenham casado mais de uma vez e que não tivessem um histórico de boa conduata moral, ou seja, Paulo *julgava* e ensinava a *julgar* as pessoas pelo seu caráter - e mais ainda, ensinava que a caridade era para ser dada a quem merece e precisa e não a todos. Não basta merecer, não basta precisar. Tem que ser os dois.

Vivemos em uma época que nos diz para não julgarmos ninguém e para sermons "bons" com todos. Tal ensinamento porém, é do mundo e não bíblico. Certamente não devemos nos colocar no papel de Deus e fingirmos que podemos decidir ou conhecemos o destino final da alma de cada um. Mas são inúmeros os ensinamentos para termos discernimento, para não jogarmos pérolas ao porcos e para sermos meritocráticos sempre, sem atender a chantagem do coitadismo e do inclusivismo universal. Até para fazermos o bem, nosso tempo, energia, forças e recursos são limitados e devemos "investi-los" nas pessoas que multiplicarão os dons que receberão.

Já no Evangelho, o tema das viúvas sai do estritamente terreno para apresentar uma revelação sobre o mundo que há de vir após a Segunda Vinda de Nosso Senhor. Ali temos o exemplo de uma mulher que casou-se sete vezes e os fariseus perguntam quem seria o marido dela após a ressurreição. O Salvador explica então que as pessoas não estarão amarradas por contratos sociais e papéis sociais porque viverão como anjos. Apenas o amor permanecerá.

Vemos que depois de responder aos fariseus, Jesus "engata" uma pergunta enigmática. Ele relembra os fariseus que o próprio rei Davi chama o Messias de Senhor. Mas as profecias diziam que o Messias seria descedente de Davi. Naquela cultura, isso significa que o Messias seria filho de Davi, e o Messias é que deveria chamar Davi de Senhor, pois Davi era seu pai e ancestral. Como então o pai, Davi, chama seu filho, o Messias, de Senhor?

A resposta que hoje sabemos é que esse filho de Davi era não um simples Messias humano, redentor de um problema político, mas o próprio Deus a Quem Davi adorava. Assim como no caso da viúva de sete maridos, até a relação de pai e filho, rei e súdito, vai acabar no mundo que há de vir *se não for fundamentada na única coisa eterna: o amor*. Nessa era futura, o novo tempo após o fim do tempo, tudo que não for amor e verdade passará, e por isso mesmo devemos nos esforçar para permanecermos em Cristo, Ele mesmo, Amor, Verdade, Vida e Caminho.

Que as bençãos de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam com todos nós!

Nenhum comentário: